SANTA RITA - UMA HISTÓRIA EM CONSTRUÇÃO
Quando os portugueses aqui chegaram, no início do século XV, estas terras já eram habitadas por várias nações indígenas, com seus hábitos, sua cultura e sua fé.
Quando estes colonizadores chegaram à região do município de Santa Rita, o lugar já era ocupado pelos índios Babu, uma tribo nômade, que apesar se séculos de resistência, foi gradativamente dizimada. A eles dedicamos este trabalho para que o sejam lembrados como símbolos de força, resistência e determinação diante dos obstáculos que o meio nos impõe.
OS PRIMEIROS MORADORES
O município é resultado da fixação do capitão de infantaria, Raimundo Henrique Viana de Carvalho e sua família. Durante meio século o povoado de Santa Rita, assim denominado pelo capitão devido a sua devoção por esta santa, cresceu lentamente por falta de comunicação e pela sua posição desfavorável ao fluxo imigratório. Os primeiros moradores do nosso município vieram de Itapecuru, onde formavam pequenas vilas de pescadores nas suas margens, como o povoado Areias. Outros tantos vieram por mar, chegados da Europa, desembarcaram no Porto das Gabarras, localizado entre os municípios de Rosário e Anajatuba e fixaram residência.
Com o aumento da população, as pessoas foram adentrando cada vez mais nas matas da região, o que resultava no surgimento de pequenos povoados, formados por famílias de pescadores, lavradores, artesãos, entre outros. E assim eles foram chegando...
sábado, 3 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário