sexta-feira, 30 de março de 2012

Companhia Vale do Rio Doce doa trilhos para construção de pontes de Santa Rita.




 A Companhia Vale do Rio Doce doa trilhos para construção de pontes de Santa Rita, e assim a administração atual pretende deixar apenas uma ponte de madeira no municipio.

domingo, 25 de março de 2012


Publicado em 25 de março de 2012 por garrone


Por: Paulo Matos*

Alguns incompetentes de plantão trouxeram de volta a velha lenga-lenga de que prefeitos aliados do governo do Estado podem fazer melhores administrações. É o caso de carregar a frase com um instrumento que não falha: a realidade.


Paulo Matos

Peguemos, por exemplo, duas cidades: Icatu e Santa Rita. Por que justo essas duas? Simplesmente, caros amigos, por isto: ambas fazem parte da mesma região, a Região do Munim, ambas são administradas por prefeitos médicos e, por último e mais importante, por ser uma administrada por um governista e a outra, por um prefeito de partido de oposição.
Santa Rita é administrada pelo médico Hilton Gonçalo de Sousa, do PDT do saudoso Jackson Lago. Ele está no segundo mandato, foi reeleito com porcentual altíssimo: 83% dos votos válidos. Não é pouca coisa, esclareça-se.
E o que tem feito o prefeito Hilton Gonçalo? Entre outras coisas, o que vai abaixo: a construção da Escola Técnica Municipal, Centro de Convenções, Estádio Municipal, 15 km de calçamento, 5 km de asfalto, 1.000 casas populares construídas com recursos próprios e 805 casas populares construídas por meio de convênio com a Caixa Econômica Federal.
Mas há mais e melhor. Na área de Educação, aumentou o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2,5 para 5, já construiu 100 salas de aulas com recursos próprios. É isso mesmo, vocês não estão lendo errado. Hilton conseguiu um salto fabuloso no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. De 2,5 para 5, algo sensacional.
Na Saúde há a Extensão da Universidade Federal do Maranhão por meio da Unasus – Universidade Aberta do SUS, curso de pós-graduação do PSF – Programa Saúde da Família.
E o prefeito Hilton Gonçalo vem fazendo parcerias (Ufma, Sebrae, Vale, BNB, Odebrech) que oferecem capacitação e geração de emprego e renda aos moradores de Santa Rita. Não é um prefeito da base aliada do governo do Estado.
Agora pergunto: e o que vem fazendo por Icatu o prefeito Juarez Lima?
Atenção, senhores: absolutamente nada. Icatu é uma cidade histórica, de relevantes batalhas pelo Maranhão, e de imenso potencial turístico. O turismo em Icatu geraria emprego e renda. Mas nada nessa área foi feito. E nem há mais tempo para a atual administração fazê-lo.
Mas como esperar algum projeto para desenvolver a cidade, se a administração Juarez Lima mantém Icatu suja e com a maioria das ruas sem asfalto e calçamento? Quem chega à cidade se espanta com tantos urubus por toda parte.
A área de Saúde beira a irresponsabilidade, muito embora Juarez Lima seja médico como Hilton Gonçalo. Só para o leitor ter uma ideia, por seis meses o precário campo de futebol de Icatu se transformou no único hospital da cidade.
A Educação não tem recebido tratamento melhor. No último ano de governo o prefeito Juarez Lima tem brincado de robótica na cidade de potencial turístico e pesqueiro. Não será de espantar se amanhã apresentar na Câmara de Icatu um projeto de lançamento de foguetes, um projeto espacial para disputar com a Nasa, a famosa agência espacial dos Estados Unidos.
Aí está a realidade a transformar em água a bobagem de que boas administrações só podem existir nos municípios onde os prefeitos são aliados do governo do Estado. E há muito mais exemplos de péssimos administradores governistas e de boas administrações de oposicionistas. Mas isso fica para outra conversa.
*Paulo Matos, Administrador de Empresas e Presidente Estadual do PPS

quinta-feira, 22 de março de 2012

Secretaria Municipal de Saúde promove o II encontro NUPEVA em Santa Rita.




 A Secretaria Municipal de Saúde Promove o II encontro NUPEVA com o objetivo de realizar um encontro para fortalecer os orgãos que atuam na promoção, defesa e proteção dos direitos individuais que concorram para a dignidade humana.

Aula Inaugural do Programa de Qualificação Profissional, realizado no Auditório Municipal para beneficiar 200 alunos com curso de Pedreiro, Carpinteiro e Montador de Ferragem.




Área de Frutas,verduras e Legumes do Mercado Público Municipal.



REFORMA DO MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL EM FASE FINAL.






Sala da Administração e banheiro com acesso para deficiente